“Ninguém caminha sem aprender a caminhar,sem aprender a fazer o caminho caminhando,refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.”
Paulo Freire
O homem sempre teve necessidade de se deslocar de um lugar a outro em busca de alimentos, outros bens e serviços essenciais para sua vida.
Atualmente, nas cidades modernas o trânsito representa um enorme dilema para a vida das pessoas, pois ao mesmo tempo em que ele permite o acesso à inúmeros locais onde são oferecidos serviços essenciais públicos, de uso e consumo, o trânsito também é uma enorme fonte de diversos males, como por exemplo: congestionamentos, poluição ambiental, acidentes e, ainda, problemas de convivência entre pessoas.
JUSTIFICATIVA
O “Projeto Trânsito na Escola” busca “contribuir efetivamente na preservação, na redução dos acidentes e auxiliar na conscientização e conhecimento quanto à proteção da vida, para a paz no cotidiano dos espaços rurais e urbanos. Também tem como meta levar ao entendimento dos educandos, a importância e a relevante prática que se faz necessária no bom relacionamento de todos os cidadãos que fazem parte do trânsito, bem como a devida e indispensável atenção e respeito, para que haja a harmonia tão almejada, os bons hábitos e as atitudes adequadas”
OBJETIVOS
- Desenvolver os valores essenciais à vida plena e à convivência socialmente justa por meio da Educação e do Ensino para o Trânsito.
- Identificar a Educação para o Trânsito como fator de segurança pessoal e coletiva;
- Conhecer a historia dos meios de transportes;
- Reconhecer os meios de transportes aéreos, aquáticos e terrestres;
- Colaborar para a formação de comportamentos que proporcionem segurança no trânsito e os comportamentos que proporcionem ou comprometem essa segurança;
- Registrar comportamentos dos motoristas e pedestres nas vias públicas;
- Analisar atitudes positivas e negativas, comparando-as com as normas estabelecidas no Código Nacional de Trânsito;
- Observar o movimento de pessoas dentro da Escola;
- Analisar a influência do espaço e a direção na circulação interna da Escola;
- Identificar regras de circulação como fatores importantes na ordem e segurança da Escola;
- Saber reconhecer e interpretar as principais formas de sinalização no trânsito;
- Conscientizar sobre a relevância dos primeiros socorros;
- Desenvolver a atenção e a percepção, aplicando-as à obediência à sinalização de trânsito;
- Trabalhar as virtudes importantes na vida em sociedade, tais como: paciência, tolerância, responsabilidade, coleguismo, humildade etc.
ATIVIDADES DO PROJETO TRÂNSITO NA ESCOLA
O presente “Projeto Trânsito na Escola” será trabalhado, de forma interdisciplinar, procurando integrar o assunto em diversas situações de pesquisa e atividades que envolvam criatividade e participação efetiva dos alunos e educadores.
ATIVIDADES EM CLASSE
Como proposta de abordagem do tema, o professor poderá realizar debates e discussões em classe enfocando assuntos diversos, como por exemplo:
(1) desobediência à sinalização;
(2) organização em sala de aula, no pátio, na calçada, na rua, no ônibus;
(3) comportamento no interior do veículo;
(4) comportamento das pessoas como motorista, ciclista, motociclista e pedestre;
(5) consciência da realidade, da mudança, da política social e consciência cidadã.
Outra atividade a ser trabalhada é a produções de textos, tais como:
Outra atividade a ser trabalhada é a produções de textos, tais como:
(1) convivência entre as pessoas em sociedade;
(2) a vida e a sociedade em que vivemos;
(3) interpretação de textos jornalísticos que tratam o trânsito da cidade;
(4) análise de dados estatísticos sobre frota de veículos e número de acidentes;
(5) estudo dos meios naturais construídos pelo homem, que fazem parte do contexto social dos alunos e ampliação da visão do mundo.
Para complementar tais atividades, sugerimos:
Para complementar tais atividades, sugerimos:
(1) realização de trabalhos de casa, que podem ser individuais ou em grupo; (2) pesquisas em instituições públicas ou na internet;
(3) entrevistas com guardas de trânsito e outras pessoas;
(4) criação de poesias, músicas, cartazes, paródias, tabelas, gráficos, mapas e maquetes;
(5) realização de apresentações de teatro e dramatizações;
(6) realização de concurso de desenhos e redações com temática trânsito;
(7) criação de um código escolar para o trânsito nas dependências da Escola; (8) mapeamento do percurso escola/casa;
(9) apresentação de documentários em DVD.
Querendo enriquecer suas aulas e trabalhos, os professores poderão agendar palestras com profissionais ligados à segurança no trânsito, como por exemplo:
Querendo enriquecer suas aulas e trabalhos, os professores poderão agendar palestras com profissionais ligados à segurança no trânsito, como por exemplo:
(1) dos órgãos responsáveis pelo trânsito,
(2) Corpo de Bombeiros,
(3) profissionais de saúde, e
(4) Polícia Militar.
Abaixo apresentamos idéias de conteúdos que podem ser trabalhados nas diferentes disciplinas, sempre com enfoque multidisciplinar.
CONTEÚDO A SER TRABALHADO EM SALA DE AULA
A) PORTUGUÊS
- Leitura de textos sobre trânsito,
- Elaboração de redações e poesias com essa temática,
- Interpretação de placas de trânsito com os seus significados,
- Pesquisas dos fatos e noticias de acidentes causados no trânsito na cidade,
- Debates e apresentação de vídeos.
B) MATEMÁTICA
- Desenhos geométrico,
- Cálculo das multas de transito,
- Elaboração de gráficos de acidentes de trânsito.
C) FÍSICA- Estudo da velocidade dos veículos,
- Estudo do atrito,
- Direção dos ventos e os balões,
- Estudo das marés e correntes marítimas.
D) ARTES- Composição de músicas e paródias,
- Cores dos semáforos,
- Organização de teatros e dramatizações,
- Desenhos de faixas educativas,
- Recortes e confecção de meios de transportes com utilização de materiais recicláveis.
E) HISTÓRIA
- História dos meios de transporte,
- Origem e aspectos das profissões ligadas ao trânsito,
- As grandes navegações – as caravelas portuguesas e espanhóis.
F) GEOGRAFIA- O trânsito urbano, rural e nas grandes cidades,
- Noção de espaço das vias urbanas e ciclovias,
- Estudo de mapas de rodovias e estradas vicinais,
- Conhecimento das leis que regulamenta e institucionalizam os espaços,
- Estudo da altitude, latitude, longitude e coordenadas geográficas com ênfase nos transportes aéreos e marítimos.
G) CIÊNCIAS/ MEIO AMBIENTE
- Primeiros socorros,
- Poluição do Ar,
- Aquecimento Global,
Abaixo apresentamos idéias de conteúdos que podem ser trabalhados nas diferentes disciplinas, sempre com enfoque multidisciplinar.
CONTEÚDO A SER TRABALHADO EM SALA DE AULA
A) PORTUGUÊS
- Leitura de textos sobre trânsito,
- Elaboração de redações e poesias com essa temática,
- Interpretação de placas de trânsito com os seus significados,
- Pesquisas dos fatos e noticias de acidentes causados no trânsito na cidade,
- Debates e apresentação de vídeos.
B) MATEMÁTICA
- Desenhos geométrico,
- Cálculo das multas de transito,
- Elaboração de gráficos de acidentes de trânsito.
C) FÍSICA- Estudo da velocidade dos veículos,
- Estudo do atrito,
- Direção dos ventos e os balões,
- Estudo das marés e correntes marítimas.
D) ARTES- Composição de músicas e paródias,
- Cores dos semáforos,
- Organização de teatros e dramatizações,
- Desenhos de faixas educativas,
- Recortes e confecção de meios de transportes com utilização de materiais recicláveis.
E) HISTÓRIA
- História dos meios de transporte,
- Origem e aspectos das profissões ligadas ao trânsito,
- As grandes navegações – as caravelas portuguesas e espanhóis.
F) GEOGRAFIA- O trânsito urbano, rural e nas grandes cidades,
- Noção de espaço das vias urbanas e ciclovias,
- Estudo de mapas de rodovias e estradas vicinais,
- Conhecimento das leis que regulamenta e institucionalizam os espaços,
- Estudo da altitude, latitude, longitude e coordenadas geográficas com ênfase nos transportes aéreos e marítimos.
G) CIÊNCIAS/ MEIO AMBIENTE
- Primeiros socorros,
- Poluição do Ar,
- Aquecimento Global,
ATIVIDADES EXTRA-CLASSE
Há uma grande possibilidade de atividades “Extra-classe” para se trabalhar a temática do trânsito na Escola, entre as quais:
- Passeios ao redor da Escola para que os alunos possam conhecer as formas de sinalização (faixas), placas e semáforos.
- Passeio ciclístico na comunidade nas vias onde existem ciclovias e em vias especiais identificadas para circulação de bicicletas. Nesse trabalho é importante que o professor oriente e demonstre aos alunos como utilizar a bicicleta como meio de transporte seguro e ecologicamente correto.
- Realizar panfletagem de textos informativos para a comunidade em vias públicas, sempre com o acompanhamento de “Agentes de Trânsito” ou de Policiais Militares.
- Realizar uma passeata na "Semana Nacional do Trânsito" com intuito de promover uma reflexão em todos os seguimentos da comunidade sobre a importância de trabalharmos juntos pela “paz no trânsito”.
- Visita ao Departamento Estadual de Trânsito ou a Secretaria Municipal de Trânsito. Junto com essa atividade os alunos podem confeccionar a carteira de “Habilitação Simbólica”.
- Visita ao Corpo de Bombeiro para receber orientações sobre primeiros socorros.
Destacamos que as atividades práticas “Extra-classe” permitem que os alunos entrem em contato com os conteúdos disciplinares a partir de conceitos concretos e práticos.
Há uma grande possibilidade de atividades “Extra-classe” para se trabalhar a temática do trânsito na Escola, entre as quais:
- Passeios ao redor da Escola para que os alunos possam conhecer as formas de sinalização (faixas), placas e semáforos.
- Passeio ciclístico na comunidade nas vias onde existem ciclovias e em vias especiais identificadas para circulação de bicicletas. Nesse trabalho é importante que o professor oriente e demonstre aos alunos como utilizar a bicicleta como meio de transporte seguro e ecologicamente correto.
- Realizar panfletagem de textos informativos para a comunidade em vias públicas, sempre com o acompanhamento de “Agentes de Trânsito” ou de Policiais Militares.
- Realizar uma passeata na "Semana Nacional do Trânsito" com intuito de promover uma reflexão em todos os seguimentos da comunidade sobre a importância de trabalharmos juntos pela “paz no trânsito”.
- Visita ao Departamento Estadual de Trânsito ou a Secretaria Municipal de Trânsito. Junto com essa atividade os alunos podem confeccionar a carteira de “Habilitação Simbólica”.
- Visita ao Corpo de Bombeiro para receber orientações sobre primeiros socorros.
Destacamos que as atividades práticas “Extra-classe” permitem que os alunos entrem em contato com os conteúdos disciplinares a partir de conceitos concretos e práticos.
AVALIAÇÃO
A avaliação do “Projeto Trânsito na Escola” se dará durante todo o processo pedagógico, de maneira que os profissionais de educação e demais colaboradores possam obter informações e dados indicativos do aprendizado que pode ser medido através da participação, interesse, entusiasmo e desenvolvimento das práticas em “Classe” e “Extra-classe”.
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